3 anos na Alemanha!


Hoje, 21 de maio, faz 3 anos que estou morando em Sinzing/Regensburg na Alemanha. No ano passado quando completaram 2 anos escrevi um tanto sobre as minhas impressões, aprendizados, conquistas e aspectos marcantes. Mas a realidade é que mais 1 ano se passou e aqui estou para “falar” sobre esse tempo da minha nova vida. Não quero somente escrever, mas convidá-los para fazer um brinde. Um brinde, pois é um tempo mais que merecido, afinal são 3 anos vivendo longe do meu país de origem, dos meus familiares, tendo que me adaptar a uma cultura totalmente diferente, a um idioma difícil e a uma grande mudança.

Não foram 3 anos fáceis, pois exigiu muito de mim. Tive que dar conta de aspectos do dia a dia que pensei que jamais conseguiria, uma descoberta incrível sobre meu jeito de ser, sobre minha personalidade. Foram 3 anos de descobertas e de muitos conhecimentos. Sofri, chorei, me descabelei em muitos momentos tendo vontade de largar tudo, de fugir, mas avalio que tive inúmeras conquistas. Amadureci, cresci muito sobre a maneira de olhar para a vida, de lidar com os imprevistos e com as situações do dia a dia. Mudei, mudei bastante, talvez tornando-me mais dura, mas jamais deixando a alegria e os sonhos de lado. Apesar de dias com sofrimento aprendi a ser auto suficiente (pelo menos fazendo de conta), pois aqui ninguém mede esforços por você, mas também atualmente não faço questão alguma que me ajudem, que me aceitem, que me integrem na sociedade. Sei que todo esforço e desejo são meus e tenho que batalhar para superar todos os obstáculos como, por exemplo, a comunicação com as pessoas que nasceram, cresceram e vivem aqui.

Hoje me dou como vencida, pois sei que realmente não é fácil passar por tudo isso. Quando escuto das pessoas (familiares e amigos) que sou corajosa, quando me questionam como consigo dar conta de tudo, aí sim por mais que haja um pingo de tristeza, de vontade de desistir, aumenta a minha força e vontade de superar tudo. Aumenta minha auto estima, pois apesar dos dias difíceis, dou conta, sei que dou conta de tudo, mesmo que não seja da melhor maneira, com toda perfeição do mundo. Nessas horas penso que vale mais um brinde, mais um brinde pelo meu jeito de ser, por conseguir viver esse tempo na Alemanha. 

Apesar das saudades do Brasil, dos familiares e amigos vivo bem, tenho dias mais felizes e outros nem tanto. Mas a minha família, ahhhh a minha família é tudo que tenho morando aqui. Ela é o alicerce que preciso para ficar bem. Também questiono o quanto seria diferente, melhor, se morasse no Brasil. Estaria trabalhando, tendo mais amigos por perto, mas certeza que não viveria intensamente esse lado de ser mãe, esposa, enfim; a mulher da casa. Não podemos ter tudo ao mesmo tempo, não é mesmo? O desafio é encontrarmos equilíbrio para vivermos bem. Hoje busco, busco um tanto para viver melhor ainda.... são inúmeras as metas, são inúmeros os sonhos; pois na minha opinião, é isso que nos impulsiona a seguirmos adiante, a não desistirmos.

Quando penso no tempo que estou aqui vejo que hoje é o meu melhor dia, hoje sou praticamente uma “nova mulher” com a minha “nova vida”. Aprendi a valorizar o que conquistei nesse tempo, aprendi a olhar para frente sempre pensando que darei conta, que conseguirei superar mais um desafio. Hoje estou mais segura e corajosa, mas não deixo de ter meus medos e minhas tristezas. Essa é a graça da vida! Não é mesmo?

Quanto ao futuro, sabe-se lá... Procuro não pensar muito a respeito, prefiro deixar os dias correrem. Por um lado avalio que viver aqui é bom, é muito bom pela questão da segurança, da qualidade de vida que acabamos tendo e proporcionamos aos filhos. Por outro, fica o peso das saudades, do que sempre foi conhecido, dos familiares e amigos. Fica a saudade da receptividade, do povo brasileiro, do sorriso e da alegria. Mas nada melhor do que o tempo, o tempo para dizer, para decidirmos o que será melhor para nossa família. Enquanto isso, deixo de lado todo esse sentimento para compartilhar com vocês os aspectos marcantes melhores, maiores nesses 3 anos na Alemanha:

Melhor viagem: Encontrar minha grande amiga Renata em Barcelona. Viajar e conhecer Barcelona foi uma viagem encantadora.

Melhor encontro: Com a minha mãe, com a minha sogra, com pessoas queridas que nos querem bem, muito bem e vieram nos visitar.

Maior alegria: A união e amor da minha família. Pois já falei e repito o quanto essa mudança nos aproximou como casal, como essa mudança fez bem pra nós.

Maior tristeza: Estar distante nos momentos que minha família mais precisou de apoio.

Melhor presente: Os meus três filhos. Em 3 anos na Alemanha ter engravidado 2 vezes, ter tido 2 filhos.

A grande freqüente pergunta das pessoas: Quando voltaremos e se voltaremos para o Brasil.

Maior admiração: As Estações do Ano, a beleza incomparável que cada uma apresenta...

Melhor Natal (como pude esquecer!): Na França junto com minha grande amiga Jasmin. Um reencontro que jamais será esquecido. Amiga de velhos tempos, sempre confiável e muito querida.

Maior riqueza: Conhecer pessoas de culturas diferentes: Turquia, Rússia, África, Austrália.

Maior ajuda: Conhecer e ter uma amiga brasileira desde que cheguei na Alemanha. Foram 2 anos e meio de muita parceria (já que faz 5 meses que voltou para o Brasil).

Maior decepção: As pessoas. Muitos alemães são rudes, frios e nada acolhedores (mas há exceções).

A grande meta: Fazer de tudo para ser feliz e aproveitar o que tem de melhor por aqui.

Maior dificuldade: Pensar no futuro, se voltaremos ou não para o Brasil...
44

44 comentários:

Ingrid Gomes disse...

Feliz 3 anos e tudo de melhor nos anos que virao, que a cada dia a felicidade aumente e a força tambem!
Estou ha 6 anos fora em setembro completo 4 de Holanda, vidas diferentes, situacoes diferentes, mas uma coisa é igual, a saudade, porem a saudade existe tb quando estou no Brasil, la sinto falta daqui, desse ritmo leve que as coisas rolam, aqui sinto falta das inumeras coisas boas que deixei, isso faz valer a maxima, nem sempre podemos ter tudo e foi pensando assim que resolvi ser feliz.
Claro que ninguem é feliz todo dia, toda hora, nem aqui e nem em qualquer outro luga (desconfie quando alguem disser que é 100% feliz hahaha), mas acredito que encontrei o meu lugar, e é ao lado dos meus meninos, eles sim sao a minha casa, o meu mundo e aposto que aposto que ai tb, aliaas o seu mundo ta maior que o meu hahaha.

Lhe desejo tudo de melhor e mesmo longe to aqui torcendo por vcs.

Beijao

Cíntia disse...

Se pudesse, abriria uma bebida para brindar e celebrar contigo. Você é uma guerreira daquelas que a gente cita nas rodas quando quer falar de um vencedor! Parabéns! Beijos

Celi disse...

Ahhh Cíntia todas nós somos vencedoras... Pois só nós sabemos o que passamos sem a família por perto. Um desafio e tanto! Obrigada pelo carinho. Tenho certeza que em breve faremos um brinde, um brinde a nossa amizade. Beijos

Celi disse...

Tem razão Ingrid. Nunca estaremos completas e 100% felizes. Sempre tem um lado que pesa mais e as saudades sempre estará conosco, estando no Brasil ou na nossa atual casa.
Mas o melhor de tudo é realmente o que temos feito... abraçar e nos prender a nossa atual família. Afinal, tem presente da vida e alegria maior do que essa? Beijos querida e obrigada pela força. Sempre lembro de você, da sua história, do seu tempo vivendo fora do Brasil... uma grande inspiração e lição de vida.

Dani Rabelo disse...

Celi,
Já falei aqui inúmeras vezes que te admiro muito. Esse post veio só para complementar tudo o que penso e que já disse sobre vc. Vc é forte, é guerreira, é mulher de verdade, sabe? Mãe, esposa, amiga, fiel, leal, querida, companheira... aposto que tem sim os seus cinco minutos, e, com todo o direito, usufrua deles sempre que precisar, pq é necessário. Chorar é preciso, pensar e repensar tbm. Parabéns pelos 3 anos, parabéns mesmo, comemorem em família, ou vcs dois, quando as crianças estiverem dormindo, tomem um golinho de vinho, ou de suco, mas comemorem, pq é mto importante para vcs o dia de hoje.
E quantas conquistas, não?? Quase morri ao ler e constatar que, em 3 anos, dois filhos alemães, menininha!!! Que sufoco! Viu como vc é guerreira??

Parabéns, que venham mais quantos anos acharem necessário. Sejam muito felizes sempre!

Beijos!

Celi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Celi disse...

Obrigada minha amiga Dani! Uma das coisas que acabei esquecendo de citar no post foi em relação ao blog. 1 ano de blog, 1 ano de muitas amizades virtuais.... pessoas que temos uma relação distante, porém tão próxima. Isso também foi uma grande conquista para mim, encontrar um meio de desabafar, de expor meus pensamentos, meus sentimentos e registrar a minha "nova" vida, o novo tempo ao lado da minha família, dos meus filhos. E viu só... outro dia que me dei conta que em três anos vivendo aqui, tenho dois filhos... Apressadinha, né? Mas a melhor coisa da minha vida! Amo de paixão!
Beijos querida e obrigada sempre, sempre pela parceria, pelo carinho.

Iara disse...

Minha amiga, seu relato é incrível! Por suas palavras e por estar acompanhando o blog e a sua vida através dele, percebi que vc realmente amadureceu muito. Se transformou numa grande mulher, mãe, companheira e acredito que se você estivesse aqui, não teríamos oportunidade de se falar tanto. É louco isso!. Fique quanto tempo vocês acharem necessário, tenham tantos filhos quanto quiserem. O importante é que vocês estão felizes. Isso é o que importa. bjs e saudades.

Ana Gaspar disse...

Oi minha amiga...
Parabéns!!!! mais estou dizendo um Parabéns mesmo... com letras garrafais...
Hoje esta sendo um dia dificil para mim, estou naqueles dias tristes que da vontade de voltar... a Valentina esta chorando muito aqui, não quer ir pra escola...
Então quando li seu texto, pude me ver um pouco em você daqui 3 anos... uma superação a cada dia né?
Você teve muita garra mesmo... espero que eu tenha também.
Um super beijo minha querida amiga

Celi disse...

Ahhhh amiga querida disse tudo e mais um pouco... A vida é louca, não é mesmo? Talvez hoje conversamos, sabemos e vibramos mais uma pela conquistas da outra. Tão distantes, porém talvez bem mais perto...rs
Adoro saber que você acompanha um tanto da minha vida. Espero em breve poder revê-la. Será tão bom!
Um grande beijo e um abraço bem apertado.

Mari disse...

Parabéns Celi!!! Vencer os primeiros anos de adaptação à uma nova vida num novo pais não é moleza não!! Vc merece mesmo um brinde por ter persistido, por ter encarado de frente e com tanta elegância essa aventura enorme que é ser estrangeira! Um brinde aos três anos que passaram e um brinde especial a todos os anos que estão por vir!!! Viva os planos, viva os sonhos! Viva!!! bjus!

Sandra Kautto disse...

Se cada dia já é motivo pra comemmorar, imagine 3 anos! Parabéns pela mulher valente e guerreira q vc é!
Quanto ao futuro, não pense nele agora, deixe pra pensar no momento em que realmente for necessário tomar uma decisão... a gente sofre demais pensando no "se".

Beijos pra vocês!!

Nivea Sorensen disse...

Parabéns, Celi. Eu comemoro cada ano vivido aqui também.
Beijos

Celi disse...

Ohhhh vale um abraço apertado? Mas é isso mesmo Ana! Um dia de cada vez e a gente pensa que não dá conta, mas dá sim... Você vai ver! Acho que está certíssima de aproveitar cada momento, aproveitar viajando, conhecendo tudo que a Alemanha oferece de bom, de lindo.
Quanto a filhota... eles absorvem um tanto do que estamos sentindo. Por isso amiga, força e coragem. Pense que cada dia será melhor ainda.
Estou aqui torcendo por vocês e a disposição para conversarmos, para trocarmos chororôs, pois todas nós temos lá os nossos dias... Não pense que tudo foi superado e que hoje vivo num mar de rosas, viu!? Beijos, beijos

Anônimo disse...

Celi, parabéns! Comemore mesmo, 3 anos não é para qualquer um!!! Realmente, você foi e é muito corajosa!!! Parabéns pela família linda, e pela vitória diária!!! Beijos,
Paula Grimm

Adri Portella disse...

Nossa, três anos......uma vitória! Parabéns, bem sei o quanto é difícil. Momentos bons e ruins.
Para mim, um grande momento foi poder encontrar vocês, ver que estão bem e felizes.....
Bjs

Celi disse...

Viva mesmo Mari. Só nós sabemos realmente como é difícil... como precisamos persistir e não desistir. Sempre pensei que um dia seria melhor que o outro e realmente foi... Encarei de frente todos os desafios que apareceram...
Um brinde! E quem sabe fazemos um brinde ao vivo e a cores, hein!? Seria ótimo! Ah, não ofereça muitas vezes viu... Desse jeito irei mesmo conhecer vc e também Paris. Chique, hein!? rs rs rs
Beijos

Tamires disse...

Que lindo! Realmente viver "fora" e decidir se é aí mesmo que quer viver "para sempre" deve ser muito difícil, até pq tem a questão dos filhos não é mesmo? pouco conhecem/conheceram do Brasil, a vidinha deles é aí em Sinzing. Mudanças são boas, muito boas, parabéns pela força e serenidade!

beijão

Mamãe do Otávio

Anônimo disse...

Celi vc pra mim é guerreira eu te admiro muito, o seu relato 3 anos de Alemanhã esta incrivel.Parabéns vc é uma
menina maravilhosa!!!

Celi disse...

Tem razão Sandra... melhor pensar na hora que tiver que realmente tomar uma decisão. Pra que se preocupar antes do tempo, não é mesmo?
Jamais esquecerei seu post, relato no Mães Internacionais... aquele que vc conta da sua ida para o Brasil, do seu retorno para a Finlândia. Muitos aspectos importantes e que temos que pensar...
Beijos e olha que estou na torcida para a chegada da sua mamy, viu? rs

Celi disse...

Temos mesmo Nivea. Não é fácil... temos um grande motivo de comemoração. Quem sabe um dia a gente consegue se reunir... várias mães internacionais. Seria tão bom, né?
Um beijo.

Celi disse...

Obrigada querida Paula. Que tudo continue assim... não é mesmo?
Por sinal, tem novidades? E como anda sua vida? Faz tempo que não me escreve. Quando puder dê notícias.
Um grande beijo.

Celi disse...

Ahhh amiga.... bom mesmo foi nosso encontro! Você sabe um tanto a mais da minha história, pode muito bem dizer ... Não é mesmo? Nada fácil!!!! rs rs rs
Beijos

Celi disse...

Obrigada querida Tamires.... realmente você tocou num aspecto muito importante... os filhos. Sabe que atualmente tudo ampliou, tornou-se complexo, pois penso neles, no melhor para eles. Agora somos 5! Pensar na qualidade de vida, no melhor para todos nós não é uma tarefa fácil. Mas que o melhor aconteça...
Beijos

Celi disse...

Obrigada querida! Sei o quanto torce por nós! É muito bom ter seu apoio, sempre, sempre!!!!!! Te amo muito! Beijos

Adriana Reali disse...

Amiga querida, comadre, quantas emoções vividas. Já se passaram 3 anos... incrível! Mulher guerreira, vencedora, dedicada, corajosa. Parabéns! Desejo a vcs muita sorte, saúde, força, para viver cada dia, um depois do outro com muita perseverança e muita alegria. Família linda que vcs construíram. Felicidade hj e sempre.
Bjos
Adri Reali

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Nossa Celi, me vi neste Post.
Que coisa né? A gente sente as mesmas coisas, claro que muitos vêem as mesmas coisas de modos diferentes, mas somos muito parecidas.
Parabéns por estas conquistas e que venham muitas outras!!! Beijão nesta família linda!! Ju

Celi disse...

Nossa que surpresa boa. Você por aqui!!!! Adorei! Obrigada querida, mas te digo que você também é uma guerreira, vencedora e muito dedicada (mesmo não tendo mudado de país, viu?!)
Adoro vocês e sinto muitas, mas muitas saudades!
Um grande beijo de sua amiga e comadre.

Celi disse...

Acho que todas nós que moramos fora da nossa casa de origem sentiremos algo muito parecido. Temos é que fazer de tudo para estarmos em casa, fazer de tudo para sermos felizes. Não é mesmo?
Beijo grande.

Fernanda disse...

Celi querida, como me identifico mais uma vez com um post assim!!! Em agosto completo 4 anos aqui, um turbilhão de emoções que nem dá para explicar!! Parabéns!! Beijo

Ana disse...

Um brinde a voce, e a sua familia e a esses 3 anos! Pra mim o que te define é Coragem!!!!!!!!!

Já vivi longe dos meus amigos e familia, sim dentro do mesmo pais, mas era um lugar tão inóspito pra mim... e durou exatamente 3 anos.

Tudo é experiência e 1 passo de cada vez.

Não contei pra ninguem, mas quase nos mudamos de pais tb recentemente. Eram tantos pros e tantos contras, e no fim tudo conspirou pra que ficassemos por aqui.

Seja lá, nos Eua, seja aqui, seja na Alemanha, irão sempre haver desafios, facilidades, dores e delicias. Vamos vivê-las!!

Grande beijo!

Celi disse...

Isso mesmo... 4 anos!!!! Em breve precisaremos comemorar...rs rs rs rs
Beijos

Celi disse...

Verdade Ana! Em qualquer lugar temos lá nossos momentos angustiantes e felizes! Por isso, vamos viver e fazer hoje o melhor dia. Não é mesmo?
Agora, coragem sei lá de onde tiro tanta para dar conta e enfrentar tudo por aqui. Mas seguimos em frente....
Obrigada pelas palavras carinhosas Ana. Tão bom!!!!
Beijos

Carol Damasceno disse...

Celi querida parabéns!!! Três anos longe de "casa" não é fácil... Mas a grande vitória é ter superado as dificuldades e ser feliz... É conseguir pesar o bônus dessa mudança... O ônus deixa pra lá, né....
Eu te admiro muito... Espero conseguir fazer metade das coisas que vc faz, morando em minha terra e tendo somente dois filhos... hehehe (Deus me ajude)
Parabéns mais uma vez e além de comemorar 3 anos, que vocês possam comemorar cada vez mais a vida...

Um brinde a vida!!!

Beijocas no coração e saudades
Carol

ceila.vignoni@yahoo.com.br disse...

QUERIDA CELI,

Quando lí o seu blog e a matéria dos seus três anos na Alemanha, me deu uma saudade tão grande....Como tudo passou tão rápido desde que você partiu. Ainda me lembro o quanto foi difícil me despedir de vocês dois, mãe e filho. Ainda me lembro da nossa aflição com as malas, se elas estavam além do peso aceitável, o almoço do Felipe e a preocupação com o horário do vôo.
Que momentos inesquecíveis foram aqueles celi, eu ainda me lembro que naquela tarde fui até o shopping e senti um vazio tão grande. Foi muito difícil os primeiros dias e meses. Agora já são anos e ainda não me acostumei sem você por perto. Mas ao mesmo tempo estou muito feliz pelas suas realizações, a sua família cada vez mais bonita e você mais adaptada e feliz com sua família e lar. Parabéns pelas suas conquistas e estarei aqui te esperando...Caso eu não vá antes te ver ok...Você está sempre nos meus pensamentos ....Tanto nos momentos alegres e tristes...Ao ler a sua matéria consegui imaginar toda a sua trajetória, o nascimento dos seus dois filhos e as suas conquistas diárias...Gostaria de estar ao seu lado nesses momentos tão especiais.
Mas estou torcendo muito para nos vermos logo e ficarmos juntas pra conversarmos bastante e diminuir um pouco as saudades...
Beijos
Ceila

Celi disse...

Obrigada querida Carol! Sei que mesmo distante posso contar com você, com suas palavras...
Ah, e se você dará conta de 2.... Lógico que sim! Não tenha dúvida... pois a gente se vira... faz de tudo e mais um pouco...rs
Beijos

Celi disse...

Ohhhh minha irmã querida... desse jeito você me faz chorar... Lembro bem desse dia e ainda bem que passou. Agora, vamos pensar somente no nosso reencontro, ok?
Também sinto sua falta, falta de conversar muito com você. Mas é a vida! O importante é que mesmo distante, estamos próximas de coração, pois nos amamos de verdade. Muito! Muito!
Fica bem e pense que logo, logo estaremos comemorando nosso encontro.
Beijos e mais beijos

Anônimo disse...

Cara Celi,

Viver "fora", longe do seu país, dos amigos e da família fez vc viver "dentro"! E a beleza de ver vc vivendo intensamente o dia a dia me fez pensar na borboleta! Ainda a borboleta! Que em seu casulo passa por longas e muitas vezes dolorosas metamorfoses para com suas novas e lindas asas, coloridas e translúcidas, alçar vôos incríveis!!! Aproveite a conquista!!!

bjo grande,
Kica

Celi disse...

Kica é você?! Que linda essa sua comparação! Amei! Obrigada amiga sempre pelo seu carinho.
Um grande beijo e muitas, mas muitas saudades!

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

É sim Celi!!! Sentir que pertencemos a este lugar também!! Bjs, Ju

Anônimo disse...

Estou na Alemanha há quase 2 anos e me vi no seu texto.
Adorei o blog!
Renata

Paloma Varón disse...

Celi, não tinha visto este post, que lindo. Parabéns. As dificuldades são muitas mesmo, mas as vantagens também. Enfim, difícil equacionar, mas quero te parabenizar.
Linda ilustração!
Beijos

Celi disse...

Fácil não... não é mesmo parceira!? Obrigada pelo elogio em relação ao blog. Volte sempre que quiser... Beijos

Celi disse...

Obrigada querida Paloma. Um desafio e tanto para nós, mas vejo que você está tirando de letra. Parabéns também pela dedicação e força de vontade... Beijos