O Felipe, o morango vermelho maduro...

Conhece algum título parecido? A nossa história é um pouquinho parecida, mas o final e os personagens são diferentes. Quer conhecê-la? Então, vamos lá:

Oi, Felipe. O que você está fazendo?

Estou procurando morangos grandes vermelhos maduros.

Para que?

Para levar para casa!

Olha aqui tem um, vou comer. Huuummmmmm!

Ahhh!

Você não quer experimentar?

Ahhh, não! É para levar para casa. Só em casa.

Mas Felipe... você não está vendo esses morangos maduros. Eu adoro morangos! Olha esse aqui! Deve estar tão saboroso!

Então, me dá. Deixa eu por aqui.

Nhac. Iiiiiiii! Desculpe, não deu tempo. Tive que saboreá-lo. Ele estava olhando para mim!

Ahhhhh... Agora chega! Vamos pegar mais! Coloca aqui, tá bom? Esse grande, esse pequeno. Ah, esse aí também. Vamos colocar muito!

Vamos comer só esse?

Mais esse! Vocês já comeram muito! Chega? Agora é tudo meu!

Felipe pegou o recipiente e seguiu em frente para encontrar mais e mais morangos vermelhos maduros.

Felipe olha como esse é grande.

Ah, me dá ... E Felipe numa rápida bocada, não resistindo, COMEU!

Agora, confesso que o mais gostoso para ele foi colher. Quis comer mesmo em casa! Depois de limpo! Sem essa de ser esfomeado! rs rs rs

Ficou com vontade. Deu água na boca. Então, segue o manual da colheita:

1º) Você precisa gostar da natureza. Gostar de ficar no meio do mato, sem se preocupar com os bichos pequenos que pode encontrar. Quase todos bichinhos são inofensivos, com exceção do carrapato. Carrapato? Isso mesmo! Nessa época eles aparecem de montão e gostam de passear principalmente pelo corpo das crianças. Tanto que não é à toa que a vacina é recomendada pelos pediatras. Mas outra hora conto mais para você!

2º) Escolher um dos lugares para a colheita.
Outro dia fomos ao supermercado e, em seguida, fomos até uma barraca próxima que vende morangos frescos. Quando chegamos lá, nos deparamos com a seguinte placa: Selbstpflücke (ou seja, colha você mesmo). Quando olhamos para trás da barraca haviam muitas pessoas agachadas, muitas crianças espalhadas, inúmeras bacias coloridas. Na primeira vez que fomos Felipe estava dormindo. Então, voltamos num outro dia. Detalhe: Se você colher você paga mais barato. Não é o máximo? Além do contato com a natureza, do divertimento você ainda leva morango para casa e, por um preço mais acessível.

3º) Chegar na barraca e entregar a vasilha para a vendedora, o pote, a caixa; ou seja, o recipiente que levou para colocar os morangos. A vendedora pesa para calcular a diferença entre o pote e os morangos. Você realmente só paga pelos morangos!

4º) Você entra naquele espaço verde, se depara com alguns casais, alguns pais e seus respectivos filhos, encontra até bebê conforto estacionado nos caminhos entre os canteiros dos pés de morango. Em seguida, rapidamente aciona o radar para localizar os melhores morangos. E o critério é seu: morangos vermelhos maduros, pequenos, grandes, nem tão maduros assim.
Que diversão para o Felipe. Achou o máximo carregar seu próprio recipiente. A intenção dele era encher mesmo com grandes morangos vermelhos maduros. Não queria saber dos pequenos, dos morangos que não estavam tão vermelhos assim...

5º) Anda, agacha, pega um morango, coloca no recipiente, anda, agacha, pega outro, outro e mais outro morango. Depois vai para o outro lado do canteiro, anda, agacha, pega outro morango... só que dessa vez COME! Isso mesmo, além de você encher seus recipientes com a quantidade mínima de 1 kg por pessoa, ainda pode matar a vontade. Comer, comer, comer, comer o quanto quiser.

6º) Pronto, cansou! Já encheu todos os recipientes! Então, é hora de pesar tudo. Volta para a barraca e entrega para a vendedora. Pesa somentes os recipientes. Você não precisa! Então, essa é a vantagem. Paga por um 1kg, mas quantos você realmente colheu? Quantos comeu?

7º) Finaliza sua aventura. Paga e sai contente observando a beleza dos morangos que foram colhidos. Coloca no carro e, no caminho para casa, começa a pensar nas diversas formas de comer essa fruta deliciosa.

Uma aventura e tanto para nós! Maravilha possibilitar ao filho o contato com a natureza, o conhecimento de como as frutas aparecem. É muito diferente viver essa aventura e comprar a fruta no supermercado ou no sacolão. Se queremos garantir uma alimentação saudável, porque não mostrar a delícia que é pegar uma fruta do pé.

Se tiver oportunidade, experimente fazer isso com seu filho!





      
10

10 comentários:

Paula disse...

Celi coincidencia é pouco ler o seu post comendo morango com iogurte de sobremesa hahaha Nossa adorei essa forma de comprar morangos, frutinha tao apreciada e cara e rara por esses lados. Aposto que o Felipe e os papais gulosos fizeram a festa mesmo! Que delicia de passeio!! Beijos

Ilana disse...

Que delícia!!!
vou confessar que meu uma invejinha de colher morangos no pe...
Bjs

Unknown disse...

Aiiiii que coisa boa!
Quem dera aqui em Dublin a gente pudesse se aventurar na colheita de alguma coisa, com esse vento não sobra muito!
Felipe se divertiu! hahahaha fofo!

Menina, qnd eu vi seu post comemorando 2 anos de Alemnha vi que o desenho era da Stasia mas nem me liguei...hahahaha sou avoada totalmente!
Mas vem cá, vc pede para ela fazer ilustração para os posts?
Porque apesar de eu amaaaaar o trabalho dela ficaria pobre se fizesse isso no meu, eu só peço ela para fazer meu header mesmo!

Seu blog tá fofo!

beijooooo

Mirys disse...

Celi: adorei, adorei, adorei, adorei tudo!!! Os morangos, as fotos, a ideia de colher minhas próprias frutas, a experiência única pras crianças... afê! Perfeito!!!

Obrigada por deixar um recadinho lá no Diário, porque eu vim aqui te conhecer e vi essa história deliciosa!!!

É CLARO QUE PODE PARTICIPAR DO 10 ON 10!!! Qualquer um pode! Aliás, deve!!! Nada como levar o belo e o emocionante para um dia normal de alguém normal. E o melhor: a gente só mostra o caminho porque as fotos são vocês quem fazem!!!

E melhor: você pode concorrer aos 10 melhores posts, porque qualquer blog em português, lido por brasileiras, pode concorrer!!!

Então... passei pra te convidar oficialmente: AMANHÃ TEM "10 ON 10", LÁ NO DIÁRIO!!!

http://diariodos3mosqueteiros.blogspot.com/2011/06/amanha-tem-10-on-10-participe.html

Participe, também, e encontre a beleza em um dia simples da vida (porque ninguém quer fotografar coisas feias, né?).

Bjos e bençãos.
Mirys
www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

Ann disse...

Oi Celi,
Aqui na Inglaterra tambem e muito comum ir comprar morango nas fazendas ou "nurseries", como eles chamam.
Ainda nao fomos este ano, o tempo anda louco e tem feito frio..por enquanto ainda comemos os do supermercado mesmo :a

Sarah disse...

Que demais! E que vontade que deu de comer esses morangos vermelhinhos, nham!
Lembrei de quando eu era criança e na casa da minha melhor amiga tinha várias árvores frutíferas: jaboticaba, goiaba, mamão... A nossa preferida era a goiabeira, subíamos nela pra pegar as frutas e já comíamos lá mesmo! :P
bjos!
Sarah
http://maedobento.blogspot.com/

Sarah disse...

Eita, agora que vi essas carinhas aqui embaixo, eu conhecia atalhos diferentes! A que eu queria adicionar no meu comentário era essa ó: :a
hahahha!!

Angi disse...

Que máximo isso!
Adorei, pena que no Brasil não tem isso, ou pelo menos eu não conheço...na casa do meu pai tem morangos orgânicos, a gente come quando vai lá!
Ah,o blogger deve estar com problemas, não consigo te seguir...vai lá no meu blog conhecer, espero que goste tb!
Voltarei para seguir...
bjss
Angi

Priscilla Perlatti disse...

Amei essa história e essas fotos! Que precioso!
Bjs
Pri

Renata disse...

Vc sabia que eu sempre tive vontade de ver uma plantação de morangos, mas até hoje não tive a oportunidade?!
Muito bacana esse passeio para colher morango. Já percebeu quantas coisas diferentes vcs fazem por aí, sendo que aqui os passeios de final de semana com as crianças (geralmente) se resumem a passear no shopping, ou com sorte em algum dos parques da cidade?